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O Verdadeiro Custo De Uma Solução De Atendimento Desatualizada

[fa icon="calendar"] 20/mai/2016 18:21:09 / por Cristovao Cunha

Cristovao Cunha

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Quantas vezes contactou uma empresa e depois de tanto esperar desligou a chamada? Já lhe aconteceu telefonar e a resposta do outro lado ter sido algo como: pode por favor ligar novamente para outro número porque não consigo transferir a sua chamada?

Devo dizer que a última aconteceu-me há pouco tempo e deixou-me a pensar até que ponto uma solução de atendimento desatualizada ou com falhas pode contribuir para a perda de clientes, vendas e oportundiades de negócio?

Fazendo a analogia de um carro avariado, é frequente, pensar que não pode investir num veículo novo por representar um grande investimento. Contudo, quando somadas as despesas com reparações, peças e mão de obra, por vezes torna-se evidente que adquirir um novo automóvel pode ser uma forma de poupança a longo prazo. 

 

Isto é o que, por vezes, acontece nas empresas.

 

As soluções de atendimento utilizadas estão obsoletas e não cumprem os requisitos necessários para que os colaboradores possam prestar um serviço ao cliente de qualidade. É apenas quando se analisam as métricas como o número de chamadas perdidas, taxas de abandono, tempos de espera e número de casos resolvidos na primeira chamada, que se tornam evidentes as consequências para o negócio de não ter uma solução de atendimento atualizada. 

(Sugestão de leitura: Como conquistar e fidelizar mais clientes com o Atendimento Inteligente

Contudo, ainda existem empresas que têm acesso a estes dados mas não os analisam e outras que nem têm essa possibilidade. Quando isto acontece não é possível avaliar qual o impacto no negócio. 

 

Em que grupo se enquadra? No que tem um carro avariado mas não quer investir num novo porque ainda não analisou o gasto com  as despesas, ou naquele que tem um carro mas que nem tem noção do valor gasto em reparações?

Alguns dos sinais de alarme podem incluir: elevados tempos de espera e altas taxas de abandono. É claro que um bom atendimento está sempre muito dependente da parte humana, mas sem a tecnologia adequada não será possível prestar um atendimento que corresponde às expetativas dos clientes. 

(Segundo a NewVoiceMedia, o custo de um fraco serviço ao cliente atinge os 41 biliões por ano). 

 

O tempo que passa a transferir chamadas para o colaborador mais indicado é tempo perdido!

Se os seus colaboradores passam demasiado tempo a transferir chamadas, deixando os clientes à espera, porque não investir numa solução de atendimento que transfere de forma automática e inteligente qualquer interação para o colaborador mais adequado?  

Aposte numa solução que possa reduzir drasticamente os tempos de espera, permita a gestão de vários canais de comunicação, incluindo os digitais como o email, webchat e redes sociais, e mais importante que tudo, que lhe dê a possibilidade de medir em tempo real o que está a contecer com o atendimento na sua empresa. 

Com uma solução com estas caracteristicas irá ter muito mais controlo sobre a qualidade do atendimento e o impacto do mesmo no negócio. 

 

Faça o download deste Guia para saber como escolher a solução de atendimento mais adequada para o seu negócio!

Como_escolher_uma_soluo_de_Atendimento_Inteligente.png

 

Cristovao Cunha

Escrito por Cristovao Cunha

É partner da YouLead e ajuda, há mais de 20 anos, as empresas a crescer através da otimização de processos de marketing, vendas e serviço e tecnologia

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