Os consumidores estão cada vez mais informados e seletivos, exigindo das empresas uma maior proximidade e um atendimento de excelência por telefone, email, web chat, fax e através das redes sociais.
Os benefícios de uma gestão multicanal de todos os seus contactos vão muito para além de melhorar o atendimento ao cliente e aumentar a brand awareness.
Ao prestar um atendimento de qualidade nos vários touchpoints em que o consumidor tem contacto com a sua marca ou empresa, está a criar uma relação duradoura com clientes e potenciais clientes. É uma forma de criar envolvimento com o seu público que se irá traduzir num maior número de clientes fidelizados à sua marca e consequentemente num aumento de volume de vendas.
É por isso que um dos elementos essenciais em qualquer Contact Center é a integração com software de CRM (Customer Relationship Management). Este tipo de ferramentas permite automatizar as funções de contacto com o cliente e gerir de forma eficaz as relações com o mesmo.
Ao integrar o seu Contact Center com sistemas de CRM está a otimizar serviços como vendas, suporte remoto ou quaisquer outros processos em que contacte com os seus clientes. As empresas devem aproveitar as vantagens de comunicação unificada e utilizar estas tecnologias avançadas de forma a facilitarem os processos de contacto com o consumidor.
Assim, é importante, e necessário, ter uma visão fortemente centrada em princípios de CRM para enfrentar os novos desafios do mercado, e assim, prestar um atendimento multicanal que vai de encontro às necessidades específicas dos seus clientes.